A Origem da cidade de São Sebastião teve início com o povoamento Salomé há mais ou menos duzentos e cinquenta anos, "Salomé" originou-se da junção dos sons das palavras sal e mel, mercadorias transportadas pelos tropeiros que circulavam muito pela região.
Por ser localizada em entroncamento bastante movimentado, próximo da fronteira Alagoas/Sergipe e cidades prósperas como Penedo e Palmeira dos Índios (hoje a cidade próxima mais desenvolvida é Arapiraca) serviam muitas vezes de pouso. Tendo o tropeiro José Luiz, fixado residência, constituído família e instalado no local uma hospedaria, sendo por muitos anos o único morador da região.
A fertilidade das terras chamou a atenção de criadores e agricultores de outras regiões, descobrindo-se sua vocação para a agricultura. Desenvolveram-se as lavouras de algodão, fumo, amendoim (exportado em grande quantidade para Aracaju) e toda uma lavoura de subsistência. O povoado desenvolveu. Os proprietários de terra asseguravam o desenvolvimento do comércio, os escravos nas festas difundiam viola e o berimbau. As mulheres distraiam-se jogando bilros e de suas mãos habilidosas surgiram belíssimas rendas. O que até hoje caracteriza o município como "terra das rendas de bilro".
Em 1890 foi construída a igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Cidade que se comemora em 8 de setembro. O progresso foi chegando de forma célebre, moradores ilustres como Manoel Dionísio, Belo, Manoel Jandaia, Padre Caetano, Manoel Correia, Antonio Abílio e outros se uniram para articular o desmembramento do povoado do município de Igreja Nova. Em 31 de maio de 1960 ocorreu a emancipação política, através da lei 2.229 e, em homenagem ao santo e ao governador da época Sebastião Muniz Falcão, foi dado ao povoado de Salomé o nome de São Sebastião.
São Sebastião é um município brasileiro localizado no sul do estado de Alagoas. Sua população é de 32,010 habitantes e sua área é de 305,746 km² (104,68 h/km²).
Limita ao norte com o município de Arapiraca, ao sul com o município de Igreja Nova, a leste com o município de Teotônio Vilela, a oeste com o município de Feira Grande, a nordeste com o município de Junqueiro, a sudeste com o município de Penedo, a sudoeste com o município de Porto Real do Colégio e a sudeste com o município de Coruripe.
O clima é predominantemente do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono tendo início em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.634.2 mm.
A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e cerrado/floresta.
O relevo de São Sebastião faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros (cerca de 70%) .Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural. O restante da área do município (cerca de 30%), se insere na unidade geoambiental das Superfícies Retrabalhadas, formada por áreas que têm sofrido retrabalhamento intenso, com relevo bastante dissecado e vales profundos e altitudes variando entre 100 e 600 metros.
O município de São Sebastião está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, e é banhado pela sub-bacia do Rio Piauí, cujo principal afluente é o Riacho do Meio. Cortando a porção central do município, no sentido noroeste-sudeste, temos o Rio Jurubeba. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico. Todo esse sistema fluvial deságua no Rio São Francisco.
Sua população é de 32.010 habitantes (2010) e sua área é de 307 km² (105,22 h/km²).A cidade situasse em uma ampla planície, fica a 200 metros de altitude,distando 135 quilômetros de Maceió e 27 km de Arapiraca. O clíma é considerado um dos melhores do estado, melhor até do que Arapiraca.
É o 3º mais importante município do agreste alagoano localizando-se geograficamente no sul do estado.A área de influência direta do município atinge uma população de trezentos mil habitantes.
De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de São Sebastião consiste no cultivo de: Abacaxi, amendoim, banana, batata-doce, cana-de-açúcar, coco-da-baía, fava, feijão, fumo.
Produção Pecuária - laranja, mandioca, manga, maracujá e milho. De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de São Sebastião é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, caprinos, codornas, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, muares, ovinos, ovos de codorna, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.
O município apresenta também fontes de renda como a pecuária, o artesanato em geral destacando a renda de bilro.
Patrimônio natural - Serra das Porteiras, grota da Gia, morro da Gia, vale da Perucaba, serra da Marába, reserva de mata atlântica Bolivar do Valle Ferro, aldeia Karapotó Terra Nova
O Clube Municipal, onde acontecem suas atividades culturais, educativas e festivas.
São Sebastião conta com 25 estabelecimentos ligados à rede municipal de saúde e 1 à rede federal (IBGE-2010).
O município de São Sebastião está inserido na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Arapiraca. De acordo com dados do Censo Escolar 2011, o município de São Sebastião possui 44 escolas, das quais 37 pertencem à rede municipal de ensino, 3 à rede estadual e 4 à rede privada. Do total, 14 estão localizadas na zona urbana e 30 na zona rural (DataEscolaBrasil).
De acordo com dados do IBGE, a frota municipal de veículos em 2010 era formada em sua grande parte por motocicletas (1.988), seguida por automóveis (979), motonetas (516), caminhonetes (200), caminhões (142), ônibus (96), micro-ônibus (31), caminhões-trator (11) (IBGE).
Folclore, Zabumba e Guerreiro